top of page

Percy Jackson: E Se os Deuses Gregos Rondassem o Mundo?

  • giovannabiondimr
  • 8 de ago.
  • 5 min de leitura

Em 2005 foi lançado o livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios, livro que se tornaria um dos favoritos do New York Times, estando na lista de preferidos por mais de dez anos. A série fez tanto sucesso que recebeu uma adaptação para filmes em 2010, uma adaptação musical para teatro em 2014 e recentemente uma adaptação para seriado em 2023. Além das aventuras, cenas engraçadas e criaturas mitológicas, a série fez muito sucesso por tocar em temas delicados como abandono parental e dificuldades de aprendizagem. Isso porque o autor, Rick Riordan, utilizou sua experiência como professor de história para representar crianças que eram normalmente ignoradas pela sociedade e pelo sistema, provando que eles também poderiam ser heróis. 


A série Percy Jackson e os Olimpianos é composta de cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Nessa trajetória, o protagonista Percy Jackson encara diversos deuses e criaturas mitológicas que refletem os contos gregos clássicos como a maldição de Aquiles, o destino de Atlas, o labirinto do Minotauro, a viagem dos Argonautas, entre outros. Cada livro possui sua própria profecia, que o protagonista deve entender e cumprir com o melhor final possível, culminando em uma grande profecia final pelo destino da humanidade e dos deuses.



Ilustração: John Rocco
Ilustração: John Rocco


Livro 1: Percy Jackson e o Ladrão de Raios


No primeiro livro da saga, somos apresentados a Percy Jackson, um garoto de 12 anos em Nova York. Percy é filho único de uma mãe solteira, com um padrasto cruel e diversos problemas escolares por causa de sua dislexia e TDAH. Percy se sente abandonado pelo mundo, tendo como sua única âncora sua mãe. Um dia, porém, ele começa a ser percebido por criaturas sobrenaturais que não consegue explicar; sua mãe, no entanto, consegue, e explica ao garoto que seu pai é um deus grego, e por isso as criaturas mitológicas o perseguem. Quando jovem ele passava despercebido, mas agora é notado por elas e, por isso, precisa ir para um acampamento chamado Acampamento Meio-Sangue, onde os semideuses, filhos de humanos e deuses gregos, são protegidos e ensinados a sobreviver a um mundo repleto de monstros e divindades que, no geral, desejam suas mortes.


No acampamento, porém, ele recebe uma profecia e uma missão, cujo resultado mudará a história do mundo. Após descobrir ser filho do deus dos mares Poseidon, Percy é acusado de ter roubado o raio mestre de Zeus, o deus dos céus e rei dos deuses. Para se inocentar, ele precisa encontrar o raio e impedir uma batalha entre deuses que poderá destruir o mundo.


ree


Livro 2: Percy Jackson e o Mar de Monstros


No segundo livro da saga, somos introduzidos a verdade sobre o triângulo das bermudas: é um local que abriga grandes monstros da mitologia grega. Referenciando o clássico conto dos argonautas, somos apresentados a sereias, deuses, ciclopes e muito mais. Nesta sequência Percy precisa ir ao Mar de Monstros para encontrar o Velocino de Ouro, objeto mágico de cura necessário para salvar o Acampamento Meio-Sangue e a proteção que esse fornece aos semideuses.


Ilustração: @twiggymcbones
Ilustração: @twiggymcbones


Livro 3: Percy Jackson e a Maldição do Titã


No terceiro livro da saga, adentramos mais nas vidas dos deuses do olimpo. A deusa da lua e da caça Ártemis foi raptada, e com a ajuda de suas caçadoras, Percy deve encontrá-la. Essa sequência puxa inspiração no mito grego de Atlas, o titã encarregado de segurar o céu e impedir que esse caia sobre a Terra, e  impõe uma revelação que poderia mudar o rumo da vida de Percy.


Ilustração: @linipik
Ilustração: @linipik


Livro 4: Percy Jackson e a Batalha do Labirinto


No quarto livro da saga, somos introduzidos a grande maravilha de Dédalo: o labirinto infinito que um dia foi casa do Minotauro. O exército de Cronos cresce e se fortalece, se preparando para invadir o acampamento, e a única salvação é se Percy e seus amigos encontrarem Dédalo em seu labirinto subterrâneo.


Ilustração: @that_fanboii_artist
Ilustração: @that_fanboii_artist

Livro 5: Percy Jackson e o Último Olimpiano


Na finalização da saga, nossos heróis, vilões e anti-heróis se preparam para a batalha final que definirá a permanência ou não dos deuses no controle do mundo mitológico. De um lado Percy e o Acampamento Meio-Sangue, do outro Luke e os seguidores do titã Cronos. A história busca replicar a grande batalha que colocou os deuses gregos no poder nos mitos gregos: quando os olimpianos originais, liderados por Zeus, se voltaram contra seu pai Cronos e o destronou como rei do mundo. A grande profecia de Percy finalmente se realizará, e o seu destino é incerto. 


Ilustração: Robert Venditti
Ilustração: Robert Venditti

Os Deuses Gregos


Durante a saga, somos apresentados a diversos deuses gregos, entre eles os doze olimpianos e até os deuses menores. A saga possui uma ótima criação de mundo, e aos poucos explica como os deuses coexistem com a atualidade e como a influenciam. 


Entre os deuses principais na história temos os três grandes: Hades, deus dos mortos e do submundo; Zeus, deus dos céus e dos trovões, o líder dos deuses; e Poseidon, o deus dos mares. Outros olimpianos importantes são Atena, deusa da sabedoria e estratégia em batalha, Ares, deus da guerra, e Hermes, deus dos ladrões e viajantes. 


Ilustração: Viria
Ilustração: Viria


Os Monstros Gregos


A série apresenta diversos monstros gregos clássicos que desafiam o grupo principal, entre eles estão incluídos: Medusa, uma mulher amaldiçoada pela deusa Atena a ter cobras como cabelo que petrificam quem a olha nos olhos; Hidra, um dragão de 7 cabeças que soltam fogo; Aracne, uma mulher transformada em aranha; Minotauro, um ser metade boi metade homem com força inimaginável, Cérbero, o cão de três cabeças que protege o submundo, entre outros. 


Ilustração: Dooder (IA) &  & Viria
Ilustração: Dooder (IA) & & Viria


Seres Mitológicos Gregos


Além dos monstros, a série apresenta também diversos seres mitológicos não antagonistas como centauros, criaturas metade homem metade cavalo, harpias, criaturas metade mulher metade aves, pégasos, cavalos alados, hipocampos, criaturas metade vaca metade peixe, ninfas, criaturas da floresta que representam plantas, entre outros. 


ree


O Riordanverso


A série Percy Jackson e os Olimpianos se tornou um sucesso tão grande, que o autor lançou outras sagas de livros que ampliam o universo da história. Após a saga original, há uma continuação de mais cinco livros chamada Heróis do Olimpo, onde é introduzido o conceito de mitologia romana e como esta existe do mesmo mundo que a mitologia grega. Para finalizar a história principal, há a saga de cinco livros As Provações de Apollo, dessa vez seguindo a visão do deus do sol e da música Apolo.


Como séries paralelos, temos As Crônicas dos Kane, uma trilogia que foca na mitologia egípcia, e Magnus Chase e os Deuses de Asgard, outra trilogia dessa vez focando na mitologia nórdica. Além disso, existem diversos livros extras focados em cada uma das sagas, como Os Diários do Semideus, O Sol e a Estrela, A Fúria da Deusa Tríplice, entre outros.


Ilustração: @karendelavegaart & Hadesic
Ilustração: @karendelavegaart & Hadesic


 
 
 

Comentários


bottom of page