Zipacna
Deus das Montanhas
Zipacná é uma figura da mitologia maia, especialmente conhecida através do Popol Vuh, um texto sagrado do povo quiché (K’iche’), um dos grupos maias da Guatemala. Ele é retratado como uma criatura poderosa e arrogante, associada às montanhas e aos terremotos.
Um dia, ajudou 400 jovens a construir uma casa carregando sozinho uma viga gigantesca que eles não conseguiam mover. No entanto, esses jovens começaram a desconfiar do seu poder e temeram que ele fosse perigoso.
Para se livrar dele, tentaram matá-lo, cavando um buraco e fazendo com que ele caísse dentro. Mas Zipacná percebeu a armadilha e enganou os jovens, saindo ileso e depois matando todos eles.
Diante disso, os Gêmeos Heroicos, Hunahpú e Xbalanqué, decidiram enfrentá-lo. Eles prepararam outra armadilha: cavaram um buraco fundo e o cobriram com galhos e folhas, simulando que estavam cozinhando um peixe (algo que Zipacná adorava). Quando ele se aproximou para comer, caiu na armadilha. Os gêmeos então fizeram a montanha desmoronar sobre ele, matando-o e restaurando o equilíbrio do mundo.


Atributos
Força
EX
Destreza
C
Constituição
A
Inteligência
B
Sabedoria
C
Carisma
B
Descubra
Confira essas outras divindades relacionadas com esta página:







