top of page

Espírito Guardião Dragão-Onça

  • Foto do escritor: Copo de Café
    Copo de Café
  • 19 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Durante a COP-30, o governo chinês presenteou o Brasil com a Escultura Comemorativa: "Espírito Guardião Dragão-Onça", feita pela chinesa Huang Jian「黄剑. A escultura foi feita em Bronze, e retrata uma quimera composta por uma Onça representando o Brasil e um Dragão representando a China, segurando o Globo Terrestre. Ela atualmente se encontra na Praça da Bandeira em Belém - PA.


Espírito Guardião Dragão-Onça
Espírito Guardião Dragão-Onça

A Escultora - Huang Jian

Huang Jian é atualmente Diretora do Departamento de Pesquisa de Arte Pública do Comitê Profissional de Arte Ambiental da Construção da China. Há muitos anos, ela se dedica à pesquisa e à prática da escultura urbana e da arte ambiental urbana.


Huang Jian

Dragão -


O Dragão, na mitologia chinesa, é um símbolo positivo que representa poder, prosperidade, sabedoria e proteção. Diferente do Ocidente, ele não é visto como vilão, mas como um ser benevolente ligado à chuva, fertilidade e ao Imperador, cujo emblema era o dragão.


Onça


A Onça é um animal muito famoso no Brasil, associado com a Amazônia, servindo no imaginário popular como um protetor do Bioma. Além de remeter a presença indígena no Brasil, e seu papel na preservação do Meio-Ambiente.


Globo Terrestre

O globo terrestre segurado pelo Espírito Guardião traz um alerta a crise climática, e alerta sobre a urgência de proteger o planeta terra.


Praça da Bandeira
Praça da Bandeira

Referências:



Comentários


bottom of page