
Zahhak e Kaveh
Mitologia Persa
Em tempos antigos, o trono do Irã foi tomado por um rei cruel chamado Zahhak, que havia feito um pacto com as forças do mal. Como parte dessa maldição, duas cobras cresceram em seus ombros, e ele precisava alimentá-las diariamente com cérebros de jovens inocentes. O povo vivia em medo constante.
Kaveh, um simples ferreiro, teve 17 de seus filhos mortos para alimentar as cobras de Zahhak. Quando o rei exigiu o último filho, Kaveh se recusou a obedecer. Ao ser chamado para atestar que Zahhak era um governante justo, ele se revoltou publicamente: rasgou o documento real e denunciou a tirania do rei diante da corte.
Saindo às ruas, Kaveh reuniu o povo contra o opressor. Ele pegou seu avental de couro de ferreiro, o amarrou a uma lança, e ergueu-o como uma bandeira de revolta — esse estandarte ficou conhecido como o Derafsh-e Kaviani, símbolo da liberdade persa.
Kaveh então buscou o jovem príncipe Fereydun, herdeiro legítimo do trono, que vivia escondido. Juntos, Kaveh e Fereydun lideraram uma revolta contra Zahhak. Após uma batalha decisiva, Zahhak foi derrotado e preso, e Fereydun se tornou o novo rei justo e sábio do Irã.
Informações sobre o Mito
O mito de Kaveh compõe umas das várias histórias contadas no Shahnameh (O Livro dos Reis).



